Incontinência Urinária – perda de urina

Incontinência urinária é qualquer perda involuntária de urina durante esforço físico ou forte desejo de urinar. Este problema pode afetar homens, mulheres e crianças, porém é mais comum em mulheres devido a anatomia pélvica que facilita a fraqueza dos músculos da região.

Tipos de Incontinência Urinária

• De esforço: Acontece durante esforço físico como , por exemplo, tosse, espirro, risadas, ações como levantar da cama, pular ou levantar objetos pesados e até no ato sexual.
  • De urgência: Acontece durante forte desejo miccional. Pode ser no caminho para ir ao banheiro, quando ouve barulho de água ou durante o orgasmo.
  • Mista: Pessoas que possuem incontinência urinária de esforço e urgência

Causas da Incontinência Urinária

• Comprometimento da musculatura do assoalho pélvico (flacidez, incoordenação, tensão e/ou fraqueza)
  • Gravidez e parto (principalmente parto vaginal)
  • Tumores malignos e benignos,
  • Tosse crônica no caso dos fumantes
  • Obesidade
  • Doenças que possam comprimir a bexiga
  • Bexiga hiperativa
  • Doenças pulmonares obstrutivas que causem aumento de pressão abdominal
  • Procedimentos cirúrgicos que lesionem os nervos da região

Tratamento

Hoje a fisioterapia pélvica é considerada, pela ICS (International Continence Society), a primeira linha de tratamento para a Incontinência Urinária, pois é uma terapia conservadora, simples, acessível e de baixo custo.

Através da fisioterapia é possível aumentar a força, melhorar a coordenação e controle, diminuir a flacidez e tensão muscular do assoalho pélvico. Para isto, é necessário primeiramente realizar uma avaliação detalhada e detectar as causas da incontinência.

Se você se identificou com estes sintomas, pode ficar tranquilo, pois agora já sabe que existe tratamento sem realizar cirurgia!

Se quer saber mais sobre a incontinência urinária, clique aqui.

Agora lembre-se, o tratamento deve ser feito com Fisioterapeuta Especializado em Fisioterapia Pélvica.

Nem todos os profissionais tem formação, conhecimento e materiais adequados para atender este tipo de paciente.

Caso tenha dúvidas em relação ao assunto, entre em contato para esclarecê-lasTodas as suas informações são sigilosas!

jordanadossin@gmail.com

(54) 32172609 / 984348753